programa
O ATLAS é um programa extracurricular avançado de ciência e engenharia, especialmente concebido para alunos com um elevado grau de autonomia que desejam aprofundar temas específicos. Reunindo, uma vez por mês em Lisboa, estudantes de todo o país, o ATLAS proporciona um ambiente interdisciplinar onde diferentes áreas do conhecimento se cruzam.
estrutura geral
O Programa ATLAS está organizado em semestres. Em cada semestre, os alunos são alocados a um pequeno grupo de trabalho dedicado à exploração aprofundada de um tema específico. Cada grupo, composto por 1 a 6 alunos, conta com a orientação exclusiva de um mentor especializado ao longo do semestre.
Em colaboração com o orientador, os alunos definem o formato e o conteúdo do projeto, permitindo que os temas sejam tão avançados e especializados quanto desejarem. Ao longo do semestre, alunos e mentor trabalham juntos para traçar e percorrer um mapa do conhecimento—cada semestre representa um novo capítulo que cada aluno explora no seu atlas pessoal.
O objetivo é proporcionar uma exploração científica séria e envolvente, adaptada ao perfil e interesses individuais de cada aluno, utilizando todos os recursos disponíveis. A autonomia é fundamental no ATLAS; ensinamos os alunos a aprender de forma mais eficaz, gerindo o tempo e os projetos de aprendizagem num ambiente colaborativo. Durante as sessões presenciais, além do acompanhamento personalizado, os alunos participam em atividades conjuntas que promovem a interação entre diferentes áreas do conhecimento, beneficiando tanto da dinâmica coletiva como do apoio individualizado.
princípios curriculares
O ATLAS é destinado a alunos curiosos que desejam explorar a Ciência de forma extracurricular. O programa segue cinco princípios-chave:
Aprendizagem Orientada pelo Aluno
A aprendizagem é personalizada com base nos interesses, objetivos e disponibilidade de cada aluno. Os estudantes definem o que desejam explorar, de onde partem e até onde querem chegar, escolhendo os formatos e tipos de conteúdo que mais lhes interessam ou que desejam experimentar.
Exploração Colaborativa
Embora o percurso seja individualizado, os alunos integram pequenos grupos de colegas com interesses semelhantes. Com o apoio de um orientador que os acompanha quinzenalmente, definem metas de aprendizagem conjuntas, superam desafios e partilham conhecimentos, promovendo um ambiente colaborativo e estimulante.
Acesso aos Melhores Recursos
Valorizamos a utilização dos melhores recursos disponíveis—livros, cursos, vídeos e materiais avançados—para garantir uma aprendizagem de excelência. Os orientadores selecionam e orientam os alunos na utilização destes recursos, permitindo-lhes aceder ao conhecimento mais atual e relevante nas suas áreas de interesse.
Autonomia e Autogestão
Reconhecemos que a verdadeira aprendizagem acontece entre as sessões com o orientador. Por isso, promovemos a autonomia dos alunos, encorajando-os a gerir o seu tempo e projetos de forma eficaz. Desenvolvem competências de autogestão que são essenciais para o sucesso académico e profissional, aprendendo a aprender de forma independente.
Aprendizagens Transversais e Textos Fundamentais
Além dos projetos individuais, os alunos exploram temas transversais como ética, história da ciência, a relação entre ciência e sociedade e o funcionamento atual da ciência. Desenvolvem também competências socioemocionais e técnicas de (meta)aprendizagem, enriquecendo a sua formação de forma holística e preparando-se para os desafios do mundo moderno.
currículo
O plano curricular do ATLAS abrange duas áreas principais: as componentes técnico-científicas e as transversais. As componentes técnico-científicas são personalizadas e centradas nos interesses específicos de cada aluno, permitindo a exploração aprofundada de áreas avançadas ao longo de um ou vários semestres, conforme o desejo do estudante. Os alunos podem dedicar-se continuamente a um mesmo tema, alcançando níveis de especialização cada vez maiores, ou optar por explorar novas áreas.
Por exemplo, em Computação, após consolidarem os fundamentos, os alunos podem escolher dedicar um semestre a Algoritmia. No semestre seguinte, podem optar por aprofundar ainda mais essa área, explorando tópicos especializados como Algoritmos de Grafos, Algoritmos de Strings ou Algoritmos Distribuídos, ou podem escolher uma nova área da Computação para explorar, como Arquitetura de Computadores, Redes Informáticas, Sistemas Operativos ou Cibersegurança, ou outra disciplina, como Física, Biologia ou Engenharia Civil.
Adicionalmente, ao longo de todo o programa, uma componente significativa do currículo aborda como funciona a Ciência e a Engenharia. Estas unidades incluem a análise de artigos científicos, a realização de experiências, a construção de modelos e simulações numéricas, a leitura de textos fundamentais e a discussão da história e da ética da Ciência assim como a sua relação com a sociedade.
As componentes transversais abordam de forma gradual e recorrente as componentes socio-emocionais da aprendizagem individual e colaborativa, como a autonomia, a autorregulação, a resiliência, a resolução de problemas, e a comunicação, assim como a prática, avaliação e comparação de diferentes técnicas meta-cognitivas e de aprendizagem.